Beijo de Mãe cura tudo!
Nesses anos de maternidade e de prática clínica, percebi que um tratamento realizado pela mamãe ou pelo papai é muito mais efetivo do que quando é feito somente por um terapeuta.
Isso porque o amor, a presença e a confiança fazem toda a diferença 🙂
A competência do terapeuta não tem nada a ver com isso
Isso não quer dizer que o terapeuta seja incompetente ou não esteja realmente interessado no atendimento…
Mesmo que o atendimento seja realizado com o máximo de amor, cuidado, atenção, recursos físicos e um grande conhecimento teórico, percebi que no consultório:
- As crianças ficam tensas e assustadas em ambientes desconhecidos;
- Dependendo da idade é difícil manter a criança parada durante o tratamento;
- Leva um tempo até conseguir formar vínculo emocional e ter a confiança integral da criança;
- Quando estão no colo ou quando as intervenções são realizadas pelos pais (sob instruções) o tratamento se torna mais agradável e efetivo.
As principais causas de doenças nas Crianças
A Medicina Chinesa é uma racionalidade médica completa que compreende o indivíduo como um sistema complexo e integralmente conectado. Isso quer dizer que não é possível separar e tratar partes do corpo ou separar o indivíduo do ambiente em que vive.
Quando se trata de Pediatria (atendimento infantil), os grandes médicos da Medicina Chinesa apontam como as principais causas de doenças nas crianças:
- Alimentação inadequada;
- Estilo de vida (rotina);
- Excesso de medicamentos;
- Emoções;
- Exposição excessiva aos agentes ambientais.
Até os 6 anos de idade, a dieta inadequada é a causa principal.
Cultivando a Raiz
Assim como uma pequena semente somente se transforma em uma grande árvore quando recebe a nutrição, estímulos e os cuidados adequados, uma criança somente se torna um adulto saudável quando vive num ambiente saudável, é estimulada adequadamente, se alimenta corretamente e aprende a lidar com suas emoções.
Foi com base nessa afirmação que Sun Simiao (581 – 682DC), um dos grandes médicos (da Medicina Chinesa) criou a filosofia de “cultivar a raiz!
Cultivar a raiz atribui principalmente aos pais a tarefa de oferecer o necessário para que a criança seja feliz e se torne um adulto fisicamente, emocionalmente e mentalmente saudável. Isso implica diretamente em: alimentação saudável, rotina e estilo de vida (tempo de sono, atividade física, estudo, etc), cuidados básicos, tratamento imediato das patologias, presença e atenção ao uso excessivo de medicamentos.
Nesse sentido, o profissional tem o papel coadjuvante de orientar e intervir apenas quando necessário.
Técnicas simples e eficazes
Associando as observações feitas durante os atendimentos, relatos dos pais, teorias de Medicina Chinesa, pesquisas científicas e culturas de países do Oriente, desenvolvi um método de trabalho baseado no conceito de “cultivar a raiz” e no afeto e cuidado que somente os pais são capazes de oferecer às crianças.
Desta forma, o tratamento convencional em consultório foi substituído por aconselhamento e instruções aos pais, que quando seguidas corretamente. proporcionam a restauração ou manutenção da saúde, equilíbrio e crescimento saudável!
Isso quer dizer que além de tratar seu filho, eu te ensino a executar os tratamentos (baseados em Tuiná – Massagem Terapêutica Chinesa), realizar as mudanças de rotina necessárias e demais aspectos necessários para atingir nosso maior objetivo: formar adultos saudáveis!
Para isso, você pode realizar um atendimento individual comigo (online ou presencial), participar dos treinamentos e palestras que ministro ou ainda através das redes sociais e do Blog.
Se quiser entrar em contato comigo, clique aqui.
Começando com o que é certo, a criança cresce saudável e feliz!
Se por um lado o número de crianças doentes só aumenta, por outro a solução está muito mais perto do que você imagina. Baseada na filosofia de “cultivar a raiz” e também no afeto e cuidado que somente os pais são capazes de oferecer, atendo e instruo famílias para restaurar e manter a saúde de seus filhos através de técnicas seguras, efetivas e não farmacológicas.
Os atendimentos são fundamentados na Medicina Chinesa e suas técnicas próprias de diagnóstico que consideram o ser humano como um sistema único e complexo e considera sinais e sintomas físicos, emocionais, comportamentais e mentais. Quando o tratamento é feito da maneira correta, a resposta da criança é rápida e efetiva!
FAÇA PARTE DA LISTA VIP
Junte-se a mais de 1.000 leitoras e receba os melhores conteúdos e novidades diretamente no seu e-mail!