A hora de dormir facilmente se transforma num martírio para os pais.
Sem rotina adequada, horas de exposição à telas e sem gastar energia durante o dia (principalmente agora na pandemia) a criança não tem sono e dá trabalho para dormir.
Realmente, questões relacionadas ao sono aparecem em mais de 70% dos atendimentos no consultório.
Para que o momento de dormir seja menos estressante e mais tranquilo, sempre recomendo aos pais a realização de duas manobras de Tuiná muito simples e muito efetivas para acalmar e ajudar a criança no momento de dormir.
O Tuiná é um dos ramos da Medicina Chinesa e, assim como a acupuntura, é uma técnica terapêutica utilizada para resolver diversas patologias em adultos e crianças. Essa técnica é inclusive utilizada em hospitais na China e é a primeira opção para o tratamento de bebês e crianças, uma vez que não é invasiva, não faz uso de medicamentos e ainda é agradável.
Voltando ao assunto do sono, vou ensinar as duas manobras que você pode realizar todas as noites!
O ideal é criar uma rotina incluindo colocar o pijama, ir ao banheiro, escovar os dentes e deitar. Nesse momento, a mãe ou o pai (ou o cuidador) deve reservar 5 minutos do seu tempo para estar PRESENTE com a criança! Sem interrupções, sem celular e de preferência com uma iluminação difusa e suave.
Considere esse momento como um momento de interação com seu filho, que você deve estar 100% focado no que está fazendo e atento às suas reações e expressões.
Vamos para a massagem!
-
Abrir a porta do céu (Tian Men)
O primeiro movimento deve ter inicio com o polegar no ponto central entre as sobrancelhas, que depois deve ser deslocado vigorosamente até a linha anterior dos cabelos. Deve-se então alternar o polegar e realizar o movimento de 30 à 50 vezes.
Essa manobra tranquiliza a mente da criança/bebê, diminui o medo, relaxa os nervos e alivia as tensões.
Confira no vídeo abaixo o movimento correto:
2. Palácio da Depressão (KAN KUN)
A segunda manobra tem início com os dois polegares localizados no ponto central entre as sobrancelhas, que devem ser deslocados vigorosamente, um de cada lado e simultaneamente, até encontrar uma depressão localizada na lateral dos olhos.
Deve-se realizar o movimento de 30 à 50 vezes.
Essa manobra tranquiliza a mente da criança/bebê, relaxa o corpo e estimula a produção de hormônios relacionados ao sono.
Confira no vídeo abaixo o movimento correto:
Apesar de ter feito logo no primeiro dia, recomento que o momento da massagem seja incorporado à rotina da família.
É extremamente agradável tanto para a criança quanto para os pais!
Vai lá, faz no seu filho e depois vem me contar como foi.
Estou esperando!
FAÇA PARTE DA LISTA VIP
Junte-se a mais de 1.000 leitoras e receba os melhores conteúdos e novidades diretamente no seu e-mail!